sexta-feira, 22 de maio de 2009

As Mil e Uma Noites

As Mil e Uma Noites: Três aulas em que o professor Mamede Mustafá Jarouche analisa e comenta tudo sobre a obra As Mil e Uma Noites.

Prólogo: O professor Mamede faz uma explanação sobre o surgimento do livro As Mil e Uma Noites, e também, como os manuscritos foram trazidos para o mundo ocidental. Mamede ainda conta o prólogo que é a história de Sherazade, propriamente dita. Um rei traído por sua mulher, depois de matá-la, resolve impor uma lei arbitrária: se casar todas as noites com uma mulher e, ao raiar a nova manhã, matá-la.



A Primeira Noite: Nesta aula o Professor Mamede conta a primeira história do livro As Mil e Uma Noites, O Mercador e o Gênio. A narração faz com que o rei queira saber o final, e assim não mata Sherazade na manhã seguinte. Ainda nesta aula ele explica o que é a história exemplar, ou seja, histórias árabes que tendem a fazer uma analogia com a realidade.


Outras Histórias: Aqui Mamede dá continuidade às histórias narradas por Sherazade e analisa O Pescador e o Gênio, uma história que possui vários níveis narrativos e implica em várias histórias exemplares, uma decorrendo da outra.

Mamede Mustafá Jarouche é professor de Língua e Literatura Árabe da USP e Tradutor.

DOWNLOAD: VÍDEO | ÁUDIO

Duração: 98 minutos

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Provocações - Luiz Felipe Pondé


Luiz Felipe Pondé vem ao Provocações para ser questionado: O que é a vida? A felicidade é uma idéia velha? Você acredita em suicídio?
O ser humano é agonia? Prefere uma vida pensada ou uma vida vivida?
Ele já estudou o papel da religião nas obras de Dostoievski, mas nem sempre tem todas as respostas. Veio nos falar sobre a vida.

"Pensar que a vida talvez seja uma causa perdida pode ser muito pedagógico", afirma Pondé, que acredita na culpa como um dos elementos fundamentais de qualquer experiência moral.
Nosso convidado e Antônio Abujamra discutem sobre a vida, a política como forma de resolver tudo, a Igreja Católica, o Papa Bento XVI e a experiência moral humana.
Para Pondé não existe essa experiência e o amor sem o sofrimento humano.

Nos conta ainda que chora, principalmente quando tem a impressão que está diante de um milagre. "Quando o mundo quebra sua ordem miserável".
"O problema antes de tudo é moral".

Luiz Felipe Pondé!

Qualidade de Vídeo: TV Rip
Vídeo Codec: XviD
Tamanho: 200 MB

Duração: 20 minutos

Download